No Brasil, atualmente, temos diversos tipos de benefícios. Os benefícios são medidas pensadas pelo governo para auxiliar pessoas carentes e que necessitam de ajuda por não poderem exercer o direito de trabalhar e sustentar suas famílias.
Os benefícios mais conhecidos são a aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de trabalho, auxilio doença, seguro desemprego, maternidade e muitos outros que existem, mas que não são tão conhecidos assim.
Em alguns benefícios o cidadão precisa comprovar algumas situações, como no caso do seguro desemprego, o requerente precisa provar que trabalhou em determinado período e que não recebeu o benefício no prazo relatado.
No caso do benefício LOAS, por exemplo, a pessoa precisa provar que é deficiente ou idoso. Além de comprovar que a pessoa se enquadra no benefício, também há diversos tipos de documentos a serem apresentados.
Os documentos são importantes para provar que a pessoa não é “laranja”, ou seja, que ela realmente existe e que o benefício está sendo pago devidamente a uma pessoa que precisa.
No caso de benefícios que envolvam doenças, como o auxílio doença, a necessidade de provar que a pessoa realmente está enferma, ou com patologia que impossibilita a mesma de exercer seu trabalho, a perícia médica é exigência do INSS.
Mas como funciona a perícia médica? Você sabe? Confira abaixo.
O que é perícia médica do INSS?
A perícia médica é uma análise, feita por um médico do INSS. Ele será responsável por determinar se tal pessoa está apta a receber um benefício, ou se o benefício será recusado. Também é ele que dá alta a pessoas que já estão aptas a trabalhar.
Mas apesar de ser especialista no assunto, o médico do INSS não faz exame e nem dá maiores orientações. Cabe ao paciente providenciar laudos e exames para que o médico do INSS dê um parecer favorável.
No caso de auxílios temporários, como no caso do auxílio-doença, o requerente deve ligar para o número 135 e fazer o agendamento perícia INSS. A perícia é feita em agência do INSS.
No caso de benefícios de condição duradoura, como aposentadoria por invalidez, a pessoa requerente deverá ligar para o número 135 e pedir um agendamento para perícia, mas o próprio INSS quem escolherá o dia, avisando por correspondência.
Você poderá consultar o status de sua solicitação no site oficial do INSS, de maneira simples.
Quando o benefício for concedido, você verá no site do INSS, e em alguns tipos de benefício, como a aposentadoria por invalidez, você será comunicado por carta.
Como passar na perícia médica?
Aqui elencamos algumas dicas de como aumentar as chances de passar na perícia médica.
- Não use roupas espalhafatosas. Os médicos tendem a observar a maneira como você se veste;
- A dica acima também vale para o comportamento; deixe gírias de lado, maneiras de agir que pareçam desrespeitosas;
- Não utilize piercing e cordões grandes demais;
- Também não finja algo que não está sentindo, como valorizar uma doença utilizando cadeira de rodas, sendo que sua doença não exige que a use.
Seguindo estes passos não garantirá que você seja aprovado na perícia médica do INSS, mas poderá ajudar. Ir preparado é a melhor solução para alcançar o benefício que necessita.
Deixe um comentário